top of page

Ciclo de Oficina Têxteis - Criando Acessórios - pela UMAPAZ

No início do mês de novembro, Debora Armelin e Cintia Aureliano facilitaram uma oficina sobre acessórios pelo UMAPAZ. O objetivo era mostrar que o Upcycling vai além da roupa, refletindo sobre os acessórios que usamos: brincos, colares, anéis e pulseiras e suas problemáticas. Ressaltaram dois tipos de acessórios, as jóias e as bijuterias.

No caso das joias, podemos dizer que o descarte é quase nulo visto que são peças que possuem alto valor afetivo e financeiro, geralmente passadas de geração a geração, quando não são levadas às joalherias que derretem o metal e criam novas peças.

Porém, a problemática das peças com metais preciosos se encontra no início da cadeia: o garimpo. Infelizmente, no Brasil, não se tem transparência, rastreabilidade e fiscalização da garimpagem facilitando, então, o garimpo ilegal que acarreta em ameaças às terras indígenas e de unidades de conservação. Um dado de 2020, disponível pelo Instituto Escolha, mostra que mais de 6 milhões de hectares de terras estavam ameaçadas, sendo dessas, 749 mil hectares pertencentes às terras Indígenas Yanomami. Outra questão é a poluição de terra e da água feita pelo mercúrio que é utilizado para separar o ouro e que causa danos à saúde dos moradores do entorno e ao meio ambiente. Sem falar na precarização do trabalho dos garimpeiros e do baixo salário, gerando um ambiente de muita violência.

E quando falamos de bijuteria, peças que são feitas com metais menos nobres, é atentar ao descarte porque, muitas vezes, não temos como saber onde foram produzidas e com quais materiais. E quando falamos de materiais, alguns desses metais utilizados como o mercúrio, chumbo, cádmio, entre outros, podem ser nocivos não só à nossa saúde quanto ao meio ambiente. Daí, a importância de se descartar corretamente, separando cada material para seu lixo específico: metal, plástico e etc.

Ou então, ressignificando suas peças.

Apresentamos, nesta oficina, possibilidades de transformar seu acessório utilizando técnicas de fácil execução e materiais que tenha na sua casa (ou até na natureza, por que não?).


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page